Doar é Legal Batalha pela Vida



A Campanha Doar é Legal - Batalha pela Vida nasceu da necessidade de conscientização para a doação de Medula Óssea no país. Muitos pacientes não respondem satisfatoriamente ao tratamento quimioterápico e necessitam de um transplante de medula óssea para continuarem vivos.

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

ASSISTA AO VIDEO

MEDULA ÓSSEA
 

O que é Medula Óssea?

 

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na Medula Óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

 

O que é transplante de Medula Óssea?

 

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue. Consiste na substituição de uma Medula Óssea doente ou deficitária por células normais de Medula Óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável, e com isso, salvar uma vida.

 

Qual a diferença entre Medula Óssea e Medula Espinhal? 

 

 

 


A Medula Óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos na região da bacia, enquanto que, a Medula Espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

A doação da Medula Óssea não tem nada a ver com a Medula Espinhal.

 

Como é o transplante para o doador?

 

Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde.
Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.
Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde, pois a medula do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias.

 

 CADASTRE-SE NO HEMOCENTRO DA SUA CIDADE.


   Doar é Legal Batalha pela Vida - São José do Rio Preto (SP) - Fone: (17) 99164.4555 - contato@batalhapelavida.com
Copyright 2010 Doar é Legal Batalha pela Vida. Design e Tecnologia Vitrine Digital